sábado, 6 de novembro de 2010

Smoothie de Abacate

Ontem cheguei do ginásio verde de fome. Abri o frigorifico que agora se encontra sempre cheio de fruta e legumes, e fiz o almoço: um batido de maçã, lima e abacate.

A receita é do livro The Juice Master, de Jason Vale. Na centrifugadora, faz-se sumo de duas maçãs (eu prefiro maçã golden) e meia lima. Coloca-se o sumo na liquidificadora e junta-se o abacate.

Este sumo é quase uma refeição e depois de o beber já não tinha fome para mais nada. É rico em viatmina A, B, B1, B2, B6, C, E e K, ácido fólico, cálcio, potássio, ferro, magnésio, manganês, zinco e anti-oxidantes.

O abacate está na minha lista de alimentos milagrosos. Por ser rico em gordura, ganhou má reputação para quem não quer engordar, mas parece-me um erro. A gordura do abacate é "gordura boa", monosaturada e, como prova o smoothie que bebi para o almoço, o abacate pode ajudar a perder a vontade de comer, porque estamos a encher bem a barriguinha com coisas boas.

Eu gosto de comer abacate às rodelas no pão, com tomate, ou em saladas. Fica óptimo com salmão fumado.

Rolo de salmão
Pão para wraps (eu obviamente compro os da Loja Sueca da IKEA)
Salmão fumado
Queijo para barrar Philadelphia
Abacate

Barrar queijo Philadelphia no "pão wrap", colocar uma fatia de salmão fumado, e algumas fatias de abacate. Enrolar o pão. Cortar em rolinhos e colocar num prato. Eu sirvo como entrada.

Guacamole
1 abacate
1 dente de alho esmagado
1 tomate bem vermelhinho cortado aos cubinhos pequenos
sumo de meio limão
sal e pimenta
(opcional - 1 colher de sopa de cebola picada)

Esmagar o abacate (que deve estar bem maduro) com um garfo. Juntar o alho e o tomate, o sumo de limão e sal e pimenta a gosto. As quantidades de alho e tomate dependem do gosto de cada um. Eu prefiro mais abacate d0 que tomate. Também se pode fazer o guacamole na liquidificadora, mas eu prefiro que fique com pedaços inteiros de abacate e tomate, ou seja "mal esmagado".

Eu como guacamole com tostas ou com pão. Nachos são algo a evitar cá em casa porque apesar de ser bom, faz muito mal. É só sal e gordura.

A variedade Hass é a minha preferida. É um abacate com pele escura e rugosa que por vezes se encontra nos hipermercados. São muito cremosos e mais saborosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...