quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bolinhos de Chocolate de Leite

Fazer bolos, doces e goluseimas é umpassatempo que vai durar apenas durante o mês de Dezembro. Depois acabou-se, porque os quilos extra começam a incomodar.

Este ano achei boa ideia fazer eu as prendas de Natal para oferecer aos colegas de trabalho. Mas tendo em conta que amanhã começa o primeiro de sete dias seguidos de trabalho, o que significa que a minha próxima folga é na véspera de Natal, decidi começar a dar as minhas prendas mais cedo.

Amanhã alguém vai receber uma caixinha de bolinhos de chocolate de leite, que são feitos mais para serem bonitos do que bons, mas que se comem muito bem com um cafézinho.

A receita é de um livro que me ofereceram numa troca de prendas entre colegas de trabalho, quando ainda morava em Edimburgo. Como levava muitas vezes para o trabalho guloseimas feitas por mim (para não as comer sozinha!!), ofereceram-me este livro que é um pecado. Torna-se até dificil escolher uma entre as muitas receitas, que vêm acompanhadas por fotos maravilhosas.


Bolinhos de Chocolate de Leite:

Ingredientes:

75g de manteiga sem sal
75g de chocolate de leite
80g de brown sugar
2 ovos
60g de farinha self-raising

Cobertura
80g de chocolate de leite
1 colher de sopa de manteiga
25 ml de leite

Aquecer o forno a 160º. Colocar forminhas de papel em 10 formas de queques.

Partir o chocolate aos pedacinhos e, numa taça, juntar a manteiga. Levar ao microndas 1 minuto e depois mexer até o chocolate ficar completamente derretido.

Juntar o açucar e os ovos batidos e misturar tudo bem. Adicionar a farinha.

Colocar a massa nas forminhas (encher só até meio).

Levar ao forno 20-25 minutos.

Deixar arrefecer 10 minutos nas formas e depois passar para uma grelha para arrefecerem.

Enquanto arrefecem, prepara-se a cobertura, derretendo mais uma vez no microondas, o chocolate, a manteiga e o leite.

Eu usei este utensílio fantástico da Lekué para espalhar a cobertura pelos bolinhos. É uma ajuda fundamental para uma cozinheira inexperiente. Comprei-o no Corte Ingles.

Decorei os bolinhos com bolinhas prateadas porque acho que são próprias para decoração de Natal!

E o resultado foram uns bolinhos brilhantes e bem bonitos! Comi um. Estava bom!!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...