domingo, 5 de dezembro de 2010

Calorias vazias


Calorias vazias é uma medida da energia presente nos alimentos que não têm valor nutritivo. Uma caloria vazia contém a mesma energia que outra caloria, mas não vem acompanhada de nutrientes como vitaminas, fibra, antioxidantes ou minerais.


Podemos por exemplo comparar uma dose de batata cozida e uma dose de batata frita com o mesmo valor em calorias (100). As batatas cozidas têm o dobro da fibra e quatro vezes mais vitamina C. A batata cozida é mais rica em nutrientes do que a batata frita, mesmo contendo as mesmas calorias.


Só deviamos incluir calorias vazias na nossa dieta quando as nossas necessidades de nutrientes já foram atingidas. Se nos alimentarmos de forma correcta, vai haver espaço para estas calorias na nossa alimentação (de forma ocasional). A quantidade de calorias vazias que poderão ser permitidas na nossa alimentação depende de vários factores como o estilo de vida de cada um - sendentário, activo, saudável etc.


As calorias vazias não trazem nenhum beneficio mas permitam que se disfrute de alguns "pecados" na nossa alimentação.


Não estou a fazer dieta nem me aconselho com uma nutricionista, mas na minha tentativa para me alimentar melhor, tenho sempre presente o conceito de caloria vazia e sei que tenho que evitar refrigerantes, bolos, gelados (todos os alimentos com açucar adicionado); pão branco, manteiga, margarina e gorduras saturadas, bebidas alcoolicas, fast food (batatas fritas, pizza, hot dogs, refeições take away dos supermercados).


Quem me conhece bem sabe que não respeito este principio de eliminar as calorias vazias, mas a observar os hábitos alimentares da maioria das pessoas, apercebo-me que não têm noção deste conceito que por vezes as podias ajudar a fazer escolhas quando comem fora ou nas refeições que preparam em casa. O ideal é substituir os alimentos ricos em calorias vazias por alimentos ricos em nutrientes. Ignorar o bolo e comer uma banana, comer a batata cozida em vez da frita, beber sumo de laranja natural em vez do refrigerante, deixar o pão branco e substituir pelo integral (e ao escrever isto só me consigo lembrar da hora do lanche na cantina do meu trabalho).
É uma espécie de jogo mental: Olho para a mesa e faço uma reflecção "quantas calorias vazias tenho na minha refeição?".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...