quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gratinado de legumes


Ontem não sabia o que fazer para o jantar. Antes de ir ao supermercado, fui visitar um blog que gosto muito, o Caos na Cozinha, para me inspirar. Este blog tem receitas como eu gosto, simples, fáceis e algumas que não exageram nas calorias.

Como ando mal da barriga por causa de uma crise aguda de SCI, mas ao mesmo tempo cheia de fome (não percebo bem como é possível, mas enfim), precisava de uma refeição que não fosse muito agressiva para o estômago mas ao mesmo tempo que me desse algum prazer a comer e principalmente a preparar.

Roubei então esta receita de legumes gratinados e adaptei a meu gosto:


Ingredientes

(para dois)

1 beringela
1/2 courgete
1/2 cebola
1 tomate
1/2 pimento verde
1 bola de mozzarella fresca
nozes
oregãos


Para o molho de tomate:
1/2 alho francês
1 cenoura ralada
4-5 tomates maduros pequenos
azeite

Para o molho, coloquei num tanho o tomate cortado aos cubos, o alho francês às rodelas fininhas, e a cenoura ralada com um bocadinho de água. Quando o tomate estava desfeito e a cenoura e o alho francês cozinhados, juntei um fio de azeite e passei com a varinha mágica até ficar um creme.

Para este prato convém o molho não ficar muito grosso para depois cozer os legumes quando forem ao forno.

Cortei a beringela às rodelas no sentido do comprimento e coloquei-as num escorredor com sal durante meia hora. Cortei todos os outros legumes às fatias finas.

Numa travessa de ir ao forno, espalhei umas colheres de molho de tomate para cobrir o fundo, e alternei camadas de beringela, courgete, cebola, pimento e tomate, e entre cada camada, fui espalhando molho de tomate. A última camada deve levar molho de tomate por cima.

Levei ao forno a 180º durante cerca de 1 hora e 10 minutos até os legumes ficarem cozinhados. O tempo que fica no forno depende da espessura das rodelas e da altura das camadas de legumes na travessa.
Retirei do forno e espalhei por cima o queijo cortado às fatias, as nozes e os oregãos. Levei ao forno mais 10 minutos, até o queijo derreter (e liguei o grelhador do forno para ser mais rápido).

Servi com uma salada de folhas verdes temperada com vinagre balsâmico, azeite e sementes de girassol. E estava muito bom!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...