terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lentilhas



Lentilhas são um alimento rico em proteina, ácido fólico e fibra. A fibra das lentilhas ajuda a baixar o colesterol e a manter os níves de açucar no sangue estáveis. Têm também um conteúdo elevado de ferro e é por isso que são indicadas para quem não come carne vermelha e que recebem desta forma a quantidade de ferro que precisam. De todos os alimentos vegetais, as lentilhas estão em terceiro lugar no que diz respeito a conteúdo de proteínas. As proteínas são importantes para que o nosso corpo produza de forma saudável o cabelo, unhas, músculos, tendões e ligamentos.

Existem várias variedades de lentilhas com cores diferentes. Comprei recentemente lentilhas castanhas, as mais comuns nos supermercados, e vermelhas que costumam estar na zona dos produtos naturais/saudáveis.

Com as lentilhas castanhas, que comprei já cozidas, fiz um guisado com os legumes que tinha no frigorifico. Num fio de azeite, fritei uma cebola cortada às rodelas, juntei uma cenoura e um pimento cortada aos cubos, meia curgete às rodelas, bróculos, uma lata de milho doce, as lentilhas já cozidas e uma lata de tomate aos pedaços. Temperei com sal e pimenta. Comi com arroz. Sobrou uma quantidade enorme do guisado e no dia seguinte, recheei um pimento verde. Fervi-o em água 5 minutos e coloquei o recheio de lentilhas, queijo mozzarella fresco, mais uma camada de lentilhas e queijo por cima. Levei ao forno para gratinar.


Com as lentilhas vermelhas secas, fiz ontem uma receita que encontrei no blog Cinco Quartos de Laranja, e que ficou muito boa, com os sabores a cominhos e gengibre que eu adoro e com o toque final do limão. Neste blog podem encontrar mais duas receitas de sopa de lentilhas que me parecem deliciosas. A experimentar nas próximas semanas.

Fonte: The Encyclopaedia of Healing Foods, e www.healthdiaries.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...