sábado, 1 de janeiro de 2011

Peixe Bengali

Descobri (tarde) que cozinhar peixe é fantástico porque uma variedade enorme de peixes podem cozinhados de uma variedade ainda maior de maneiras. E ao meu novo hobbie de cozinhar peixe juntei o meu hobbie de fazer pratos indianos. Escolhi esta receita do livro Indian Food Made Easy de Anjum Anand, por me parecer adequada à minha necessidade de refeições com poucas calorias e porque demora apenas uns minutos preparar e uns minutos a assar no forno.

Faz-se assim:
Ingredientes
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de chá de sementes de mostarda
2 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural
6g de raiz de gengibre
sal, pimenta preta
1 colher de chá de coentros em pó
uma mão cheia de coentros frescos picados
2-4 filetes de peixe branco (fiz com pescada mas preferia outro peixe mais interessante)
10g de manteiga
sumo de limão
Num almofariz, fiz uma pasta com as sementes de papoila, as sementes de mostarda, o iogurte e o gengibre. Juntei depois o sal e pimenta, os coentros em pó e os coentros frescos.


Coloquei o peixe numa travessa, e pus a pasta de iogurte em cima, com uma noz de manteiga.
Levei ao forno 20 minutos porque os filetes eram muito altos, mas o tempo de forno vai depender da altura do peixe. Uns filetes mais finos ficam prontos em menos de 10 minutos.



Servi com uma salada de alface, rucula, milho doce, pimento e sementes de girassol, temperada com limão. O peixe fica também melhor com umas gotas de sumo de limão, mesmo antes de servir.
Bengala é uma região que se divide entre o Bangladesh e a Índia, onde se cozinha muito com peixe e sementes de mostarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...