segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bolachas de Geleia de Groselha


A semana passada, a pagar as compras no supermercado do costume, apercebi-me que tinha metido no cesto geleia de groselha por engano, porque queria a compota de morango do costume. Senti que era tarde demais para me arrepender da compra porque a menina da caixa já tinha passado o frasco pelo scanner.

E vim de trombas para casa a pensar que ia ter que comer torradas com geleia, que é uma coisa que não me agrada nada porque eu gosto dos pedaços de fruta da compota.

Tentei encontrar uma forma de a gastar e tcharam! Fiz os Jammy Biscuits do site da BBC Good Food mas em vez de compota de de morango usei a geleia Bonne Maman!! E afinal não foi nada mau ter-me enganado nas compras! Vão bem com o chá mate do Brasil que tinha comprado no fim-de-semana anterior no Centro Comercial Bombarda. Que lanchinho maravilhoso!!!

E fiz assim:

Ingredientes
200g de farinha com fermento
100g de açucar
100g de manteiga
1 ovo
Geleia de groselha

Liguei o forno a 190ºC. Coloquei a farinha, o açucar e a manteiga no robot de cozinha até que a mistura se transformasse em algo que se assemelhasse a migalhas. Juntei ovo até a mistura ficar uma massa consistente (um ovo chega).

Com um pouco de farinha nas mãos formei um rolo com a massa, de cerca de 5cm de diametro. Cortei rodelas de 2cm que coloquei num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga. Com o cabo de uma colher de pau, fiz um buraco no meio de cada bolacha e coloquei a geleia lá dentro. Levei ao forno 15 minutos até ficarem douradas.

E é incrível como uma receita tão básica dá umas bolachas tão boas. Comi duas e guardei o resto num frasco para ir comendo quando me der um ataque de gula. Ou para acompanhar o chá depois do jantar.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...