domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sopa de Cenoura, Laranja e Noz-moscada


Mais uma sopa para ajudar a minha barriga nesta fase difícil. E mais uma prova que posso continuar a comer bem e de forma original mesmo tendo algumas restrições alimentares. Esta sopa, para além de uma tentativa de combinar ingredientes indicados para diminuir os sintomas do síndrome de cólon irritável, é uma combinação perfeita de sabores doces evidênciados pelas especiarias. Ideal como entrada num jantar para amigos, servida numa taça pequena, preparando o estômago para a refeição.

Fiz assim:

Ingredientes
6 cenouras grandes
1 batata pequena
1 talo de aipo
1/2 cebola vermelha
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
1 colher de azeite
Raspa e sumo de meia laranja

Numa panela grande, amaciar a cebola no azeite durante cerca de 5 minutos, juntar o gengibre e deixar cozinhar mais um ou dois minutos. Adicionar a cenoura, batata e aipo cortados aos pedaços e mexer mais cinco minutos. Juntar um litro e meio de água. Deixar ferver em lume médio até as cenouras ficarem moles. Passar com a varinha mágica e juntar no final a raspa e sumo de laranja e a noz-muscada.

Servir em tacinhas pequenas e polvilhar com um pouco mais de noz-muscada.


Esta sopa é uma combinação fantástica dos sabores doces da cenoura e laranja que combinam maravilhosamente com o gengibre e a noz-moscada.

O gengibre é um carminativo excelente e um espasmolítico intestinal, acalmando e relaxando o sistema digestivo. A nóz-moscada é também conhecida e usada há já muito como carminativo.

1 comentário:

  1. Olá Cláudia, antes demais parabéns pelo teu Blog, está fantástico e as fotos estão super apelativas e os pratos com um aspecto delicioso! Esta foi a primeira receita que resolvi experimentar, e tu melhor do que ninguém me poderás dizer se as alterações que fiz influenciam drásticamente o resultado final ou não?!, acontece que em vez da cebola vermelha, usei cebola normal, porque era o que havia em casa, em vez do gengibre em pó, usei gengibre fresco, e acho que exagerei a raspar a laranja pois a sopa ficou com um travo ligeiramente amargo, no entanto com uma leveza que me surpreendeu... nunca pensei que esta combinação de ingredientes resultasse numa sopa tão leve e saborosa, só que por fim e por uma questão de hábito faltou-me o travozinho do sal e desculpa se não o devia de ter feito, só que não resisti!Sou visita assídua do teu blog e vou experimentar mais receitas, obrigada pela tua partilha! Catarina B.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...