quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sumo de Ananás e Maçã

Não há nada mais agradável de beber do que sumo de ananás. Ainda por cima tem um valor nutritivo fantástico.

Ingredientes
1 rodela grande de ananás
2 maçãs
1/2 limão
1 pedaço grande de gengibre fresco

Levar tudo à centrifugadora (máquina de fazer sumo).

O ananás está cheio de vitamina C, B1 e B6, magnésio, fibra e bromelaína, que é uma enzima que ajuda a digestão e, por ter propriedades anti-inflamatórias, pode aliviar os sintomas da artrite, flebite e sinusite. Poderá também ter efeitos no tratamento de insuficiência venosa crónica, gota, hemorróidas e colites ulcerosas. Para saber mais sobre bromelaína leiam aqui.

A maçã é muito rica em pectina, uma fibra soluvel que forma um gel que pode ajudar a baixar o colesterol e melhorar a capacidade dos músculos do intestino a trabalhar os movimentos de forma a reduzir o tempo em que ficamos com "desperdícios" dentro de nós, quando queremos mesmo vermo-nos livres deles! Quem faz compotas em casa saberá que a pectina presente na fruta é o que faz com que fiquem com consistência gelatinosa.

O que uma maçã contém de fibra insolúvel e pectina, ajuda a evitar desarranjos da barriga. E quem tem SCI sabe o bem que uma maçã ou um ananás nos faz à barriga!!

Fazer sumo de fruta ou de legumes faz com que se perca uma grande parte da fibra que contêm, mas por outro lado, foi-me recomendado evitar comer muita fruta e legumes crus, que podem dificultar a digestão. Fazer sumo é uma forma de retirar algum trabalho ao meu sistema disgestivo. E é definitivamente um forma super agradável de me obrigar a comer mais legumes e fruta, e a ingerir mais líquidos. Bebo um sumo de fruta, legumes ou fruta com legumes por dia. É um vício que dificilmente vou abandonar. Faço sumos tão bons que por vezes, sinto-me a "beber" uma sobremesa!

Nota: Beber sumo de fruta não deve substituir o comer fruta, por causa da fibra que se perde no sumo.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...