quinta-feira, 10 de março de 2011

Pão de Trigo Sarraceno


Já comecei a fazer pão em casa há bastante tempo mas nunca achei que seriam receitas que partilhasse no meu blog. Porque quando vejo outros blogs com receitas de pão, são sempre diferentes das minhas. No sentido que seriam receitas para dias especiais e não o pão que se come no dia-a-dia. Mas quando pedi emprestada a máquina de fazer pão da minha mãe, quis apenas evitar comprar pão nos supermercados, que está cheio de ingredientes suspeitos e desnecessários. Queria comer pão e saber o que estava a comer. E também porque tenho a teoria de que os aditivos, conservantes e etc fazem-me mal e provocam-me crises de SCI.

Trouxe então de empréstimo a máquina da minha mãe. Fiz dois pães que tiveram que ir para o lixo, outros dois que comi só mesmo para não os deitar fora, e depois finalmente comecei a fazer uns pãezinhos bem bons. Comprei uma variedade grande de farinhas, algumas no supermercado e outras em lojas de produtos naturais, onde se encontra mais variedade de farinhas integrais e outras farinha menos comuns. E fui fazendo testes.

Uso sempre a mesma lógica, uma parte de farinha de trigo normal, uma parte de farinha de trigo integral e depois outra parte de uma farinha mais interessante: milho, centeio, quinoa, trigo sarraceno, alfarroba, aveia. Junto também sementes de sésamo e sementes de girassol. Por vezes uso também sementes de papoila. Já consigo fazer o pão sem seguir nenhuma receita porque já sei ver quando preciso de juntar mais ou menos água. Uso uma quantidade muito pequena de sal. Fazer pão é uma questão de prática e na minha casa a mesma receita pode ter um resultado diferente do pão feito da mesma forma na casa da minha mãe. Não me peçam para explicar. Disseram-me que tem a ver com a levedação e humidade.

Fazer pão numa máquina não exige nenhum esforço, a não ser no início quando se está a aprender. Basta colocar os ingredientes na cuba da máquina e esperar cerca de três horas. Eu costumo fazer pão nos dias que chego a casa do trabalho por volta das 18h. Quando me vou deitar já posso guardar o pão numa caixa, que entretanto arrefeceu. E de manhã tenho umas torradas maravilhosas.

Da última vez que fui a Espinho, comprei numa loja de produtos naturais uma embalagem de farinha de trigo sarraceno e fiz este pão, muito saboroso:

Pão de Trigo Sarraceno:

300ml de água
1/4 de colher de chá de sal
350g de farinha de trigo tipo 55
50g de farinha de trigo integral
100g de farinha de trigo sarraceno
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Colocar os ingredientes na cuba da máquina pela ordem da lista de ingredientes. Escolher o programa normal. Quando estiver pronto, deixar arrefecer numa grelha antes de colocar numa caixa.

3 comentários:

  1. onde posso comprar trigo sarraceno (mourisco)??

    ResponderEliminar
  2. Em ervanárias ou lojas de produtos naturais.

    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Passei por aqui à procura de 1 receita de pão com farinha de trigo serraceno e gostei do teu blogue, já estou a segui-lo.

    beijinhos
    http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...