segunda-feira, 11 de abril de 2011

Salmão Balsâmico


Foi a primeira vez que fritei peixe. E só o fritei porque pensei que tería que o fazer uma vez para experimentar. Agora que já fiz a experiência, nunca mais o volto a fazer. É um crime para o peixe e para o meu nariz. O lombo de salmão ficou todo desfeito porque eu não estava à espera que ficasse todo colado. O prato, como se vê na foto, parecia destroços de guerra.

Esta experiência poderia ficar catalogada na secção dos desastres mas ficou tão bom que ainda não foi desta que abri o departamento de catástrofes culinárias.

Ingredientes
(2 pessoas)

raspa e sumo de 1 limão
30ml de vinagre balsâmico
30 ml de água
2 colheres de chá de açucar mascavado
1 colher de chá de azeite
2 lombos ou filetes de salmão
sal e pimenta

Numa taça, combine o limão, vinagre, água e açucar.

Aqueça o azeite numa frigideira anti-aderente, em lume médio. Aumente para lume alto e frite o salmão 3-4 minutos de cada lado.

Retire o salmão da frigideira e guarde num prato tapado para manter quente.

Baixe o lume, e junte a mistura de vinagre balsâmico. Deixe ferver uns dis minutos até ter reduzido, mexendo com uma colher.

Deitar o molho sobre o salmão e servir com uma salada ou com legumes cozidos.

Retirei esta receita da revista Easy Food de Abril.

Salmão é o melhor peixe em termos nutricionais. É uma fonte excelente de proteína, potássio, selenio e vitamina B12. 100g de salmão contém 230 calorias, 25g de proteína e 85mg de colesterol. É um alimento que protege contra as doenças do coração e contra algumas formas de cancro. Tem um conteúdo muito elevado de omega 3 (fritar peixe destroi o omega 3).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...