domingo, 17 de abril de 2011

Tapenade


A tapenade "a sério" leva anchovas e alcaparras. Considere-se por isso que esta receita é uma versão "vou abrir o frigorifico e fazer qualquer coisa que não me saia muito caro". Duvido que muita gente tenha habitualmente anchovas e alcaparras em casa. Para a próxima, junto as alcaparras à receita mas as anchovas vão ficar de fora porque eu não gosto muito. Mas esta receita é óptima e na realidade não me fizeram falta estes dois ingredientes.

Fiz assim, como me ensinou a minha mãe por telefone:

1 lata de azeitonas pretas sem caroço (cerca de 120g de peso escorrido)
1 colher de sopa de azeite
sumo de 1/2 limão
1 dente de alho esmagado ou picado
15 folhas de manjericão

Colocar todos os ingredientes no robot de cozinha (ou usar a varinha mágica).  Pode-se optar por manter a azeitona em pedaços maiores ou manter mais tempo no robot até ficar uma pasta mais fina.

Servir com tostas ou fatias de pão (ou com a broa caseira que a sogra mandou no cesto do costume).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...