terça-feira, 3 de maio de 2011

Bolachas de Aveia e Tahini


Sim, eu sou viciada em bolachas e em aveia. Ultimamente parece que sigo em busca da bolacha de aveia perfeita. Que na realidade não existe porque são todas boas!!

Quando vi esta receita achei brilhante fazer bolachas com tahini. Estas bolachas são divinais. Tenho três frascos de tahini no frigorífico. Um que comprei no El Corte Inglés, orgânico e muito bom. Os outros dois foram feitos pela minha mãe (sim, ela faz o seu próprio tahini), que me ofereceu um frasquinho de tahini de sementes de sésamo normais e um frasquinho de tahini de sementes de sésamo pretas.

Tinha no frigorífico também uma caixa de ovos oferecidos pela minha sogra. Aliás, o cesto que veio da aldeia esta semana foi particularmente generoso: uma dúzia de ovos, um repolho, abóbora, bróculos, cebolas e muitas laranjas. Tudo da horta da minha sogra.

Comprei um chocolate preto 70% cacau e fiz estas bolachas (aveia tenho sempre em casa porque sou viciada).

Fiz assim:

Ingredientes
2 chávenas de flocos de aveia
1/2 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de farinha de trigo integral
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de bicabornato de soda
1/2 colher de chá de sal
1/2 chávena de tahini
4 colheres de sopa de manteiga fria cortada aos pedaços
1/3 chávena de açucar
1/3 chávena de açucar amarelo
2 ovos
1 chávena de chá de pepitas de chocolate 70% cacau
1/2 chávena de miolo de nóz

Liguei o forno a 175ºC.

Numa taça, misturei a aveia, as farinhas, a canela e o bicarbonato de soda e o sal.

Noutra taça, fiz uma pasta homogénea com o tahini e a manteiga, usando a batedeira. Juntei o açucar e os ovos e misturei tudo.

Juntei a mistura de tahini com a da farinha e aveia e com uma colher de pau misturei tudo. Juntei as pepitas de chocolate e o miolo de noz. As pepitas de chocolate fiz com uma barra de chocolate normal, cortanto aos pedaços com uma faca grande e bem afiada. Parti o miolo de noz com as mãos, para ficarem em pedaços mais pequenos.

Fiz bolinhas com a massa usando duas colheres de sopa, que coloquei num tabuleiro. Achatei as bolinhas um pouco e levei o tabuleiro ao forno 16 minutos.

Retirei a receita de um site americano que agora não me recordo, acho que era o cooking.com. Cortei a quatidade de açucar para metade.

1 comentário:

  1. Também eu sou viciada em aveia e em bolachinhas... nada como comer uma bolachinha depois do jantar ou durante a tarde no trabalho ;)
    Gostei imenso das bolachinhas, só me falta mesmo o tahini.
    Acho mesmo que devias cravar a receita à tua mami e colocá-la aqui para nós :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...