domingo, 14 de agosto de 2011

Bolo de Chocolate Tucano


Esta receita foi-me dada pela minha irmã na festa de aniversário dela. É o melhor bolo de chocolate que fiz até hoje e tenho feito algumas experiências. Não leva nenhum ingrediente especial ou super secreto nem exige nenhuma técnica. É simplesmente muito bom. Ou muito mau para quem tem Síndrome de Cólon Irritável. Leva muitos ovos e muito chocolate e é isso que o faz tão bom e me faz tão mal.

Raramente faço bolos porque não os quero cá em casa como tentação. Mas quando fui convidada para jantar em casa de uns amigos do meu sous-chef vi uma oportunidade de fazer o bolo sem ter que o comer. Comi uma fatia fininha porque já sei qual o resultado de comer mais que isso. Uma barriga muito descontente. Os convivas do jantar de sábado à noite, não tendo problemas digestivos como eu, comeram mais que apenas uma fatia. Apesar de não ter ficado tão bom como o da minha irmã. Quanto mais húmido ficar o bolo melhor e o meu ficou uns minutos a mais no forno. Mas muito bom na mesma. Decorei com fisalis que me foram oferecidas pelas tias do meu sous-chef.  Deu-lhe um ar muito "eighties". Mas uns moranguinhos teriam ficado ainda melhor.


Fiz assim:

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal
200g de açucar
180g de farinha (ou menos se preferir mais húmido)
8 ovos
200g de chocolate de culinária Pantagruel

Para a cobertura
100g de chocolate de culinária Pantagruel para derreter + 50g para ralar
1 colher de sopa de manteiga
30ml de leite


Aquecer o forno a 150ºC.

Separam-se as gemas das claras. Às gemas junta-seo açucar e mexe-se. Depois bate-se as claras em castelo. Num tacho, derrete-se o chocolate com a manteiga. Junta-se esta mistura às gemas e depois envolvem-se as claras em castelo.

Por fim deita-se a farinha ao preparado e mexe-se muito bem. Leva-se ao ao forno numa forma untada com manteiga, durante 45 minutos, no tabuleiro de baixo do forno.

Para a cobertura, derrete-se o chocolate com a manteiga e leite. Cobre-se o bolo com o chocolate derretido e a raspa de chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...