terça-feira, 25 de outubro de 2011

Compota de Laranja e Gengibre


Este Domingo vieram os sogros conhecer o novo ninho do filho recém casado e deixaram cá ficar a revista do Diário de Notícias. Nas últimas páginas li um artigo sobre compotas que me chamou a atenção. Eu tenho sempre compota no frigorífico mas não consigo fazê-las. A fruta que já foi para o lixo porque eu não acerto com a receita. E acho que a culpa é das receitas. Sim, das receitas. Vêm mal explicadas para quem não tem experiência e eu preciso de tudo explicadinho para fazer algo que nunca fiz. E esta receita de compota de laranja também não ficou a 100% mas definitivamente não por culpa da receita mas da cozinheira. Falhei um passo e não gosto dos doces assim tão doces. 

O que aprendi com esta receita: a laranja tem que ser cortada em rodelas muito finas (e não em cubos como eu imbecilmente fiz). O açúcar tem que ser reduzido em pelo menos 150g. Tem que levar o triplo do gengibre.

Mas....esta é a primeira compota comestível que saiu dos meus tachos! Que rico pequeno-almoço esta manhã! Pão fresquinho da minha máquina com compota de laranja e gengibre.


Fiz assim:


Ingredientes para a compota:
1 Kg de laranjas
2 limões
açucar - o mesmo peso da fruta depois de descascada (dependendo do gosto de cada um, retirem um pouco  porque eu acho que fica muito doce)
3 dl de água
1 rodela de gengibre cortado em palitos pequenos e fininhos


Ingredientes para o pão:
300ml de água
1 colher de chá de sal grosso
400g de farinha de trigo
100g de farinha de centeio
3 colheres de sopa de flocos de cevada
2 colheres de sopa de sementes de sesamo
1 iogurte natural
12g de fermento fresco (à venda no Pingo Doce)


Compota de laranja e gengibre


Lave bem as laranjas. Com a ajuda de um descascador, retire o vidrado da casca das mesmas. Corte em tirinhas e leve-as ao lume a branquear em água fervente cerca de 10 minutos. Retire da água e escorra. Elimine a parte branca das laranjas e corte-as em rodelas e depois em pedaços e regue com o sumo de limão. Nesta altura, pese as laranjas. A quantidade de açúcar será a mesma do peso das laranjas. Para a próxima vez, vou retirar uns 150g de açucar porque achei a receita muito doce. 


Leve o açúcar ao lume com a água e quando o açúcar de dissolver e a água fiar transparente, coloque as tiras da casca de laranja branqueadas. Deixe ferver cerca de 10 minutos e junte a polpa da laranja. Vá mexendo até obter o ponto certo. Vai demorar cerca de uma hora.


Uma opção será colocar o gengibre 15 minutos antes de terminar de cozinhar a laranja. Ou em vez do gengibre adicionem amêndoas em palitos (só no final).


Guardar em frascos esterilizados, e depois de frio, manter no frigorífico.


Pão de trigo, centeio e cevada


Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão pela ordem da lista de ingredientes. Seleccione o programa para pão normal (3 na minha máquina). Espere três horas até terminar o programa, retire o pão da máquina e arrefeça numa grelha. Depois de frio guarde numa caixa ou saco plástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...